
Os quatro princípios para o sucesso
7 de maio de 2025
O coração sincero encontra a Deus e é fortalecido na fé
22 de maio de 2025O Senhor conhece o seu Ontem, Hoje e o seu Amanhã
O Senhor conhece o seu Ontem, Hoje e o seu Amanhã
Antes de começarmos com o devocional de hoje, gostaria que você refletisse nas perguntas a seguir:
- Como você lida com seus fracassos?
- Você desiste/desanima na primeira vez em que algo dá errado, ou você usa isso como aprendizado para fazer diferente?
- Você se martiriza quando erra?
A grande parte das pessoas tem muita dificuldade em lidar com seus próprios erros e fracassos, principalmente quando se trata de nós, cristãos. Quando erramos ou fracassamos em algo na nossa vida, ministério, na nossa caminhada com Cristo, a culpa toma conta de nossos corações, nos levando a vontade desistir.
Muitas vezes isso acontece pela nossa falta de maturidade e sabedoria para lidar com as nossas emoções.
Você já parou para refletir que talvez o motivo do seu fracasso é que você se comprometeu com algo que no momento não seria capaz de cumprir? Que seu fracasso é consequência de uma decisão tomada emocionalmente?
A bíblia nos mostra a história de um home m que teve que aprender de uma maneira muito dolorida que não podemos falar, prometer, e tomar decisões baseado na emoção do momento.
Mateus 26:31-35
Então, Jesus lhe disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.
Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para Galiléia. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo. Nesta passagem podemos observar que Pedro envolvido emocionalmente por aquilo que Jesus estava dizendo, promete algo que ele não seria capaz de cumprir. Mesmo Jesus o advertindo que antes que o galo cantasse ele o negaria, ainda sim Pedro insiste dizendo que se necessário morreria com Jesus, mas não o negaria. Não o julgo por isso, pois ele estava ouvindo de seu Mestre que Ele morreria. Neste momento todos nós ficamos sujeito a pensar de forma emocional. Isso é uma consequência da falta de maturidade.
Quantas vezes nós fazemos o mesmo em nossas orações? Dizemos e prometemos coisas a Deus motivados pelo calor do momento, pela nossa emoção. Muitas vezes prometemos coisas que nem Deus está esperando de nós naquele momento, assim como com Pedro.
Jesus sabia que seus discípulos iriam se dispersar, era necessário acontecer pra que se cumprisse a profecia. Jesus sabia que o que Pedro estava dizendo eram palavras bem intencionadas, porém palavras que Pedro não teria maturidade o suficiente para cumprir naquele momento.
E logo em seguida nós vemos que o que Jesus disse a Pedro acontece.
Mateus 26:69-75.
Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.
E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem. E, logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeira, também tu és deles, pois a tua fala te denúncia. Então, começou ele a praguejar e a jurar dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.
E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E saindo dali, chorou amargamente.
Acredito eu que neste momento Pedro se depara com sua humanidade, com suas limitações, que apesar da boa intenção, ainda sim neste momento ele não era capaz de cumprir o que prometeu.
A venda dos olhos de Pedro cai e ele passa a enxergar a sua VERDADE, a realidade do seu coração, ele enxerga que apesar de ter falado com palavras que morreria, naquele momento a sua realidade do seu coração era outra. E Pedro chora amargamente.
Quantas vezes isso já aconteceu com você?
Quando as escamas caem de nossos olhos e passamos a enxergar quem realmente somos, nossas falhas, pecados, enxergamos que não somos tão bons quanto achamos, quando o Espírito Santo nos constrange e passamos a ver assim como Pedro viu, que apesar da boa intenção, ainda temos um longo caminho de transformação a seguir.
Muitos quando chegam nessa parte de sua trajetória, desistem pelo sentimento de fracasso, culpa, incapacidade. Jesus conhecia o coração de Pedro, sabia o quanto ele deveria estar se sentindo culpado e frustrado, e então, em um de seus encontros após a sua ressureição, Jesus traz uma palavra a Pedro.
João 21:18-19.
Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias: mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e ou tro te cingirá e te levará para onde tu não queiras. E disse isso significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isso, disse - lhe: Segue-me.
Nesta passagem Jesus estava dizendo a Pedro como ele iria glorificar a Deus na sua morte, Pedro foi crucificado por amor a Cristo. Aquele mesmo Pedro, que no começo da sua trajetória nega a Jesus por medo de ser morto, agora está recebendo uma revelação através de Jesus de como seria sua morte.
Porque logo agora Jesus traria essa revelação a Pedro? Porque logo após ele negar a Jesus, Jesus tocaria nesta ferida?
Acredito eu que pra mostrar a Pedro que apesar de HOJE a realidade de Pedro ter sido um fracasso, existiria um AMANHÃ de sucesso!
E esse pode ser você hoje:
- Talvez você tenha vergonha de mostrar pra Deus que HOJE seu amor por Ele não seja tão sacrificial o quanto Ele merece;
- Talvez HOJE a chama esteja um pouco apagado;
- Talvez HOJE a sua carne está mais forte que o espírito, e você sinta vergonha de Deus;
Não tenha medo, mostre a Deus a sua verdade, diga a Ele o quanto você se sente frustrado por estar assim. Não esconda de Deus o que Ele já sabe. Não tente surpreende-lo com palavras bonitas.
Amadurecer e ser aperfeiçoado é um processo que não acontece da noite pro dia, e neste processo vão existir perdas e ganhos, erros e acertos.
Permita que Deus te mostre o AMANHÃ que Ele tem preparado pra você.
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11